quinta-feira, 30 de junho de 2011

TCU identifica fatores de risco da Eletronorte

Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) na operacionalização das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte) identificou alguns fatores de risco decorrentes das atividades fim da entidade. Segundo relatório do TCU, dois temas merecem destaque: o planejamento inadequado do setor elétrico e o equívoco na modelagem dos leilões.
Há ainda outros fatores que influenciam nos resultados da Eletronorte e que devem ser analisados em auditorias operacionais, como seleção de parceiros para a constituição de Sociedade de Propósito Específico (SPE), formatação da proposta para participação em leilão, falhas na transmissão da Região Norte, limitações à fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de riscos na obtenção de financiamentos e riscos empresariais e ambientais.
O TCU utiliza a modalidade levantamento como um dos instrumentos de fiscalização para conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional dos poderes da União. Para o ministro José Múcio Monteiro, relator do processo, esse tipo de trabalho demonstra que um mapeamento apropriado das possíveis falhas estruturais fornece elementos para o direcionamento mais eficiente de novas ações ligadas à auditoria operacional


Autor: tcu

Nenhum comentário:

Postar um comentário