O Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Justiça assinaram hoje (31/10) ordem de serviço para dar início a construção do Centro Cultural da Secretaria de Justiça – primeiro totalmente adaptado para pessoas com deficiência.
O secretário de Justiça do DF, Alírio Neto, explicou que o espaço estará aberto para todas as apresentações culturais do Distrito Federal. "Queremos permitir a integração das pessoas com deficiência e a inclusão cultural", ressalta Neto.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acredita que o espaço será um marco para o Distrito Federal e para o Brasil na forma como as construções devem respeitar a acessibilidade. "Em todas as construções do governo temos respeito pelas pessoas com deficiência no sentido de preocupar-nos com as adaptações necessárias em todas as obras", destaca Queiroz.
O governador ainda adiantou que 30 mil novas unidades habitacionais totalmente adaptadas às pessoas com deficiência estão sendo construídas através dos programas habitacionais do governo e até o final de 2014, o governo entregará cerca de 100 mil unidades.
O evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre deficientes, autoridades e entidades ligadas à comunidade.
O Centro Cultural da Secretaria de Justiça funcionará na sede da Pasta – antigo prédio da Rodoferroviária – e será o primeiro totalmente acessível para pessoas com deficiências visual, auditiva e/ou locomotora; e para idosos e obesos. A área, de 420 metros quadrados, terá cadeiras adaptadas, elevadores para cadeirantes, piso tátil, identificação em Braille, intérpretes de Libras, letreiro com áudio-descrição, entre outros equipamentos. No entanto, o espaço não será de uso exclusivo das pessoas com deficiência, e qualquer cidadão poderá frequentar os eventos no local. O espaço cultural deverá ser entregue à sociedade em março de 2013.
Fonte: ASCON SEJUS-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário