quarta-feira, 14 de julho de 2010

América Latina e da Ásia impedem recaída da turbulência global

O crescimento de países da América Latina e da Ásia está salvando o mundo de uma nova recaída da economia global. A afirmação do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, terça-feira, reforça que países como China, Brasil e Índia são a bola da vez no cenário econômico mundial. A previsão do FMI para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do continente latino é de 4,8% para 2010, puxado principalmente pelas boas expectativas em relação ao cenário brasileiro (7,1%, segundo o fundo).
A economia indiana terá elevação de 9,4% e o motor do dragão chinês vai se manter na casa dos dois dígitos, acima de 10%, de acordo com os dados do FMI.São os pobres salvando o mundo de uma nova derrocada nos mercados globais? Economistas dizem que sim, mas o ambiente interno positivo tem que se manter estável. Um dos combustíveis para que esses países ganhem a tarja de “salvadores da pátria” está justamente na demanda do mercado interno de cada um.
“Não resta a menor dúvida que os emergentes estão em uma situação mais confortável do que a dos desenvolvidos. China, Índia e Brasil têm mercados internos grandes que procuram suprir as exportações”, afirma o economista Tharcisio Souza Santos, diretor do MBA da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
Tetê Monteiro - Estado de Minas
Publicação: 14/07/2010 06:19 Atualização: 14/07/2010 09:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário